Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

Apresentação de trabalho - SIPEMAT

Geiza1030[1].jpg

A apresentação de pôsteres constou com diversos trabalhos, de um total de 30 apresentados no dia 27 de junho, observaram-se alguns voltados as atividades do Pibid. Observa-se que em alguns trabalhos apresentados os temas discorrem de questões semelhantes ao trabalho desenvolvido pelos Clubes de Matemática - LAPMAT, nas escolas de Santarém. Um exemplo disso foi o trabalho: “A receptividade dos estudantes da Escola Sinhá Sabóia, frente as atividades interdisciplinares do PIBID/UVA/matemática/2011”, apresentado por acadêmicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA.

Geiza1031[1].jpgDestacamos ainda o trabalho sobre iniciação cientifica na escola apresentado através de pôster trazendo como autores: Aldenize Ruela, Geiza Rocha, Hugo Diniz e Janaína Imbiriba que despertou grande interesse do público visitante devido a iniciativa apresentada. Alguns visitantes parabenizaram o trabalho deixando inclusive o incentivo em relação a continuidade no desenvolvimento do trabalho, lembrando dos resultados que oferecem a longo prazo.

ICME - Encerramento

Último dia de evento. Depois de 7 dias de trabalho, estamos encerrando este maravilhoso evento com uma palestra plenária, uma série de preleções e o evento de encerramento.

Fazendo um pequeno balanço do evento:

  • Fiquei muito impressionado com a qualidade dos trabalhos envolvendo a análise de vídeos (Video Analysis) de aulas. Vamos estudar estes trabalhos e tentar incorporar esta análise em um dos projetos do LAPMAT como instrumento de formação docente;
  • Fiz contatos com as pessoas que estão realizando as primeiras experiências em Lesson Study no Brasil. Esta metodologia japonesa envolve planejamento pedagógico, formação e aperfeiçoamento docente;
  • Fizemos contatos para colaborar com o projeto CTE Internacional;
  • Estamos no grupo de trabalho preparando as primeiras publicações na linha de pesquisa "Conhecimento Matemático e Pedagógico dos Educadores de Professores de Matemática" .

Mais 80 países representados. Dentre os mais de 40 brasileiros presentes, tive o privilégio de representar a UFOPA e nossa região. Agradeço à minha família, por ceder metade de nossas férias e dar todo suporte necessário para realizar meu trabalho, à Professora Aldenize Xavier, que me cedeu a honra de ir apresentar este projeto que construímos juntos, à equipe do LAPMAT, que deu vida a este projeto, e ao ICED, em especial ao secretário Edson Almeida e à diretora Solange Ximenes que se empenharam por esta viagem. Reconheço todo o apoio que recebi da UFOPA para apresentar este trabalho e espero dar o retorno esperado à nossa comunidade.

Confira aqui no site, na seção Eventos, um pequeno resumo de cada dia do evento. Em nossa página no Facebook, acrescentamos muitas fotos e vídeos de nossa viagem.

Um grande abraço.

Prof. Hugo Diniz

ICME - Dia 4

O primeiro programa do dia foi uma mesa retangular sobre a educação matemática na Coréia, China e Japão. Apesar de utilizarem metodologias tradicionais em sala de aula, seus alunos e professores têm alcançado os melhores resultados em avaliações internacionais. Foram abordados os fatores culturais, sociais e pedagógicos que contribuem para este cenário.

Assisti a uma apresentação sobre Lesson Study. Desta vez, assistimos a uma aula e pudemos presenciar todas as interações. Que experiência enriquecedora. Já conheci aqui quem está iniciando esta experiência no Brasil.

Ler mais... ICME - Dia 4

ICME - Dia 5

Penúltimo dia de evento. Último dia para os grupos TSG e DG. O primeiro palestrante da manhã teve um problema de saúde. No lugar de sua palestra, o Survey Team 2 ("Gender and Mathematics Education") começou os seus trabalhos na plenária.

Infelizmente todos os pôsteres foram retirados ontem à tarde. Houve algum problema de espaço e a programação não pode ser cumprida. Assim não consegui visitar todos.

O Prof. Michel Spira, coordenador do comitê de provas da OBMEP, fez uma palestra sobre a razão áurea.

Logo após tivemos o último encontro do TSG 26. A repercussão de nosso trabalho foi muito positiva no grupo. Estou com muitas novas ideias e muito trabalho a fazer.

Foi também o último dia do DG-12 ("Mathematics Teacher Educators’ Knowledge for Teaching"). Foi excelente ter a oportunidade de ver nascer uma nova linha de pesquisa. Faço parte do time que estará fazendo as primeiras pesquisas.

Amanhã teremos o encerramento.

Até amanhã,

Prof. Hugo Diniz

Fotos e vídeos no Facebook

Todas as fotos e vídeos do evento estão postados em nossa página no Facebook. Confira como foi a excursão por Seul.