Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

ICME - Dia 3

O terceiro dia de atividades começou com uma palestra muito interessante sobre o Efeito Borboleta. Em uma linguagem simples, o Prof. Etiene Ghys, França, trouxe as pesquisas mais recentes sobre a Teoria do Caos.

Logo após, voltamos para o TSG 26 - Pre-service Mathematical Education of Teachers (Grupo de Estudos de Tópicos), onde demos continuidade às discussões do dia anterior e houve novas apresentações.

À tarde participei da palestra "How to develop good practice through Lesson Study", onde foi apresentada uma metodologia de trabalho pedagógico, chamada Lesson Study, desenvolvida e aplicada no Japão. Foram apresentados vídeos sobre o cotidiano do planejamento pedagógico e do aperfeiçoamento do docente através desta metodologia.

Depois participei da oficina "Dynamic Exploration of Action-Consequence Mathematical Models using Classroom Networking Technology". Trabalhamos com os handhelds TI-Inspire CX da Texas Instruments, que possui uma interface que possibilita que o professor veja o que está na tela de cada estudante e envie arquivos em tempo-real durante a aula. Muitas possibilidades de interação entre professores e alunos e de manipulação de objetos de aprendizagem.

Assim se foi mais um dia de trabalho. amanhã terá uma excursão do evento.

Um abraço,

Prof. Hugo Diniz