Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

ICME - Encerramento

Último dia de evento. Depois de 7 dias de trabalho, estamos encerrando este maravilhoso evento com uma palestra plenária, uma série de preleções e o evento de encerramento.

Fazendo um pequeno balanço do evento:

  • Fiquei muito impressionado com a qualidade dos trabalhos envolvendo a análise de vídeos (Video Analysis) de aulas. Vamos estudar estes trabalhos e tentar incorporar esta análise em um dos projetos do LAPMAT como instrumento de formação docente;
  • Fiz contatos com as pessoas que estão realizando as primeiras experiências em Lesson Study no Brasil. Esta metodologia japonesa envolve planejamento pedagógico, formação e aperfeiçoamento docente;
  • Fizemos contatos para colaborar com o projeto CTE Internacional;
  • Estamos no grupo de trabalho preparando as primeiras publicações na linha de pesquisa "Conhecimento Matemático e Pedagógico dos Educadores de Professores de Matemática" .

Mais 80 países representados. Dentre os mais de 40 brasileiros presentes, tive o privilégio de representar a UFOPA e nossa região. Agradeço à minha família, por ceder metade de nossas férias e dar todo suporte necessário para realizar meu trabalho, à Professora Aldenize Xavier, que me cedeu a honra de ir apresentar este projeto que construímos juntos, à equipe do LAPMAT, que deu vida a este projeto, e ao ICED, em especial ao secretário Edson Almeida e à diretora Solange Ximenes que se empenharam por esta viagem. Reconheço todo o apoio que recebi da UFOPA para apresentar este trabalho e espero dar o retorno esperado à nossa comunidade.

Confira aqui no site, na seção Eventos, um pequeno resumo de cada dia do evento. Em nossa página no Facebook, acrescentamos muitas fotos e vídeos de nossa viagem.

Um grande abraço.

Prof. Hugo Diniz