Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

ICME - Dia 4

O primeiro programa do dia foi uma mesa retangular sobre a educação matemática na Coréia, China e Japão. Apesar de utilizarem metodologias tradicionais em sala de aula, seus alunos e professores têm alcançado os melhores resultados em avaliações internacionais. Foram abordados os fatores culturais, sociais e pedagógicos que contribuem para este cenário.

Assisti a uma apresentação sobre Lesson Study. Desta vez, assistimos a uma aula e pudemos presenciar todas as interações. Que experiência enriquecedora. Já conheci aqui quem está iniciando esta experiência no Brasil.

Logo após participei de uma oficina muito interessante (Computer-based Research Problems) sobre um projeto russo chamado CTE (Construct, Test and Explore) que está procurando parcerias internacionais. É uma competição internacional on-line para jovens envolvendo problemas que requerem pesquisa e experimentação. Após a competição, os conceitos matemáticos são trabalhados e aprofundados. Confira aqui o projeto.

Após o almoço participei de uma inspiradora palestra do Prof. Yves Chevallard, entitulada "What can teaching Mathematics in tomorrow's society mean? The import of an invesigative, procognitive view of knowledge and ignorance".

Tivemos o 3º momento de discussões no grupo TSG 26. Estas discussões nortearão o meu trabalho no próximo ano, que terão como foco Lesson Study e Video Analysis. Em momento oportuno falaremos sobre isto aqui no site.

Encerrando o dia, tivemos a apresentação dos pôsteres. Não consegui visitar os mais de 400 posteres. Concluirei amanhã as visitas. Registrei os dos brasileiros e os que achei interessantes ou inusitados. Veja as fotos e decida em qual categoria cada um se encaixa.

Fui convidado para jantar em uma casa coreana. Pessoas excelentes. Comida deliciosa. Confira novas fotos e vídeos no Facebook. Até amanhã,

Prof. Hugo Diniz