Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.
David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900 (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).
O terceiro dia de atividades começou com uma palestra muito interessante sobre o Efeito Borboleta. Em uma linguagem simples, o Prof. Etiene Ghys, França, trouxe as pesquisas mais recentes sobre a Teoria do Caos.
Logo após, voltamos para o TSG 26 - Pre-service Mathematical Education of Teachers (Grupo de Estudos de Tópicos), onde demos continuidade às discussões do dia anterior e houve novas apresentações.
À tarde participei da palestra "How to develop good practice through Lesson Study", onde foi apresentada uma metodologia de trabalho pedagógico, chamada Lesson Study, desenvolvida e aplicada no Japão. Foram apresentados vídeos sobre o cotidiano do planejamento pedagógico e do aperfeiçoamento do docente através desta metodologia.
Começamos o dia com a palestra do Prof. Bernard R. Hodgson, com um histórico da relação entre didática e matemática da perspectiva da atuação do ICMI.
Logo após começaram os Grupos de Estudo de Tópicos (TSG). O grupo do qual faço parte é o TSG 26 - Pre-service Mathematical Education of Teachers. Ontem fiz minha apresentação. Confira o vídeo em nossa página no Facebook.
Antes do ICME, estou participando de uma pré-conferência internacional do International Geogebra Institute.
Foi um evento extremamente interessante. Tivemos um panorama sobre o desenvolvimento do Geogebra. Chamaram-me a atenção duas importantes atualizações: a incorporação de um Sistema Algébrico Computacional (CAS) e o suporte a construções 3D. Em breve no Geogebra 5.0.
Tivemos apresentações sobre a utilização do Geogebra em diferentes contextos. Trouxe-me um estranho alívio, ao ver que, mesmo em países com maior investimento em educação, há problemas semelhantes aos nossos no ensino de Matemática. Segue abaixo o link para minha apresentação no evento. Uma pequena aplicação no Geogebra mostrando algumas curiosidades sobre a curva catenária:
A cerimônia de abertura foi muito impressionante. Com apresentações culturais e o discurso dos líderes da International Mathematical Union (IMU) e da International Commission on Mathematical Instruction (ICMI). Houve a entrega das medalhas Klein e Freudenthal de 2009 e 2011. Os premiados foram:
Gilah Leder (Austrália) - Klein 2009
Yves Chevallard (França) - Freudenthal 2009
Alan Schoenfeld (EUA) - Klein 2011
Luis Radford (Canadá) - Freudenthal 2011
Após 50 horas de viagem, partindo de Santarém, finalmente em Seul!
Tive uma surpresa. Fomos levados para retirar as bagagens por um trem. O aeroporto é tão grande que é necessário um trem para a locomoção.
Preciso agora me acostumar com estas 12 horas de diferença. Cheguei às 17:00 de Seul. Vocês ainda estão acordando!
Agora é preparar a apresentação para o Geogebra ICME Pre-conference 2012.
Uma abraço,
Prof. Hugo Diniz