Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

ICME - Dia 2

Começamos o dia com a palestra do Prof. Bernard R. Hodgson, com um histórico da relação entre didática e matemática da perspectiva da atuação do ICMI.

Logo após começaram os Grupos de Estudo de Tópicos (TSG). O grupo do qual faço parte é o TSG 26 - Pre-service Mathematical Education of Teachers. Ontem fiz minha apresentação. Confira o vídeo em nossa página no Facebook.

Na hora do almoço encarei pela primeira vez um restaurante genuinamente coreano. Perguntei por um prato no cardápio (totalmente em coreano). Imitei uma galinha para perguntar o que era!!!! Gostoso! Mas extremamente apimentado. Choreiu algumas vezes. Difícil de comer apenas com palitinhos (estilo japanês mas de metal) e colher.

À tarde fui à palestra da Profª Gilah Leder (Medalha Klein), entitulada "Mathematics for all? The case for and against national testing". Falou sobre a polêmica em torno de um exame nacional para todos os alunos do ensino fundamental da Austrália e alguns resultados que apontam desigualdades, principalmente entre gêneros.

Tivemos a apresentação dos sistemas educacionais de alguns países.

Um abraço. Até amanhã.

Prof. Hugo Diniz