Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

Sobre o Projeto Economia

O Projeto Economia tem como objetivo a divulgação de informações financeiras, em especial sobre a região Oeste do Pará, através de artigos e tabelas publicados em um portal virtual na Internet (www.lapmat.com.br), no intuito de auxiliar aos seus usuários a tomar decisões na área financeira. Suas principais ações são: comparação entre os preços praticados nos produtos da cesta básica, calculadoras de taxas e impostos de empréstimos e financiamentos, artigos sobre Matemática Financeira e produção de material didático para o Ensino Básico, utilizando a base de dados produzida.

O mundo das finanças está permeado de termos técnicos e fórmulas matemáticas, que dificultam ao cidadão tomar as melhores decisões referentes as suas finanças pessoais. Há também, de forma geral, a falta de conhecimento quanto aos direitos do consumidor, principalmente quando relacionados a empréstimos e financiamentos.

Surgido em 2010, como uma atividade didática na disciplina Matemática Financeira, do curso de Licenciatura em Matemática da UFOPA, o Projeto Economia começou a divulgar através do endereço eletrônico www.lapmat.com.br, tabelas com o menor preço encontrado em vários estabelecimentos de Santarém - PA, para os produtos da cesta básica típica do cidadão santareno. Foi incorporado, em 2011, como atividade de pesquisa do Laboratório de Aplicações Matemáticas - LAPMAT - UFOPA, sendo criado um sistema em PHP/JavaScript para que as cotações fossem lançados on-line pelos pesquisadores. Outra lacuna que o Projeto visa atingir é a falta de dados financeiros regionais para serem utilizados na elaboração de atividades didáticas de pesquisa e exercícios contextualizados na área de Matemática. As bases de dados temporais serão disponilizadas para educadores e pesquisadores.

Objetivos

  • Gerar uma base de dados com cotações de preços de produtos da cesta básica do cidadão santareno, praticados pelos principais supermercados e feiras, centrais e periféricos da cidade de Santarém - PA;
  • Realizar estudos econômicos baseados nesta base de dados;
  • Disponibilizar para educadores, em particular professores de Matemática, dados econômicos locais, no intuito de subsidiar pesquisas escolares, assim como outras atividades didáticas;
  • Criação de um portal, na Internet, de informações financeiras, através do qual os cidadãos santarenos terão acesso às cotações de preços e tópicos de Matemática Financeira apresentados em linguagem cotidiana;
  • Possibilitar, ao usuário do portal, estudos comparativos, que auxiliem na tomada de decisões no âmbito financeiro.

Relação com Ensino de Matemática

Os temas relacionados à Matemática Financeira são excelentes motivadores para o ensino de Matemática. Temas de difícil compreensão, como polinômios, logaritmos e progressões, podem ser introduzidos através de situações-problema envolvendo o mundo financeiro. Os Parâmetros Curriculares Nacionais [1] falam sobre a importância da abordadem dos conteúdos de modo significativo para o aluno:

Tendo em vista a articulação dos Temas Transversais com a Matemática algumas considerações devem ser ponderadas. Os conteúdos matemáticos estabelecidos no bloco Tratamento da Informação fornecem instrumentos necessários para obter e organizar as informações, interpretá-las, fazer cálculos e desse modo produzir argumentos para fundamentar conclusões sobre elas. Por outro lado, as questões e situações práticas vinculadas aos temas fornecem os contextos que possibilitam explorar de modo significativo conceitos e procedimentos matemáticos. (Documento PCNs MATEMÁTICA, 1998, p. 29)

Mesmo estando inundados de informações financeiras pela mídia e internet, de modo geral, o desconhecimento dos termos técnicos utilizados, das fórmulas matemáticas envolvidas e das leis que regem as operações financeiras, traz dificuldade para os cidadãos, na hora de tomar decisões financeiras. A falta de planejamento financeiro é, atualmente, a maior causa da inadimplência [2].

[1] BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

[2] FACHINI, Cláudia. Descontrole de gastos já é a principal causa de inadimplência. Portal IG, São Paulo, 18 nov 2010. Economia. Disponível em:
http://economia.ig.com.br/descontrole+de+gastos+ja+e+a+principal+causa+de+inadimplencia/n1237829993018.html. Acesso em 01/02/2011.