Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

Geogebra Conference - ICME 2012

Antes do ICME, estou participando de uma pré-conferência internacional do International Geogebra Institute.

Foi um evento extremamente interessante. Tivemos um panorama sobre o desenvolvimento do Geogebra. Chamaram-me a atenção duas importantes atualizações: a incorporação de um Sistema Algébrico Computacional (CAS) e o suporte a construções 3D. Em breve no Geogebra 5.0.

Tivemos apresentações sobre a utilização do Geogebra em diferentes contextos. Trouxe-me um estranho alívio, ao ver que, mesmo em países com maior investimento em educação, há problemas semelhantes aos nossos no ensino de Matemática. Segue abaixo o link para minha apresentação no evento. Uma pequena aplicação no Geogebra mostrando algumas curiosidades sobre a curva catenária:

www.lapmat.com.br/media/GeogebraICME.html

Houve uma excelente participação do Professor Humberto Bortolossi, da UFF, sobre a integração de diferentes tecnologias na criação de objetos de aprendizagem. Ele também apresentará no ICME. Atualmente, ele é o editor chefe da Revista do Professor de Matemática Online (pmo.sbm.org.br). Também faço parte do Comitê Editorial.

O local do evento, COEX, é gigantesco e luxuoso. E são profissionais quando se trata de café!

Possui até proteção para não queimar as mãos. rsrsrsrs

À noite, ocorreu a recepção do ICME. Algo inesquecível!

Um abraço,

Prof. Hugo Diniz