Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.
David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900 (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).
Iniciando este último dia, tivemos a apresentação do projeto MatDigital, pelo Prof. Victor Geraldo (UFRJ), que tem como objetivo a criação de uma coleção digital de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. O projeto tem apoio da SBM e está interligado ao Projeto Klein.
Aconteceram duas mesas-redondas. Participei da discussão sobre o PROFMAT. Um momento importante do Simpósio foi a apresentação da avaliação externa do PROFMAT, realizada pela CAPES. A avaliação foi muito positiva e as recomendações foram:
O foco da discussão foi o pouco tempo para a elaboração da dissertação. Foi proposto um certo tipo de nivelamento para que os mestrandos não sintam tanto impacto na MA11 e MA12.
Para fechar o Simpósio, tivemos a palestra sobre equações, proferida pelo Prof. Marcelo Viana (IMPA). Destaco a ênfase dada aos métodos numéricos que não são apresentados na educação básica. Novamente foi citada a metodologia francesa, onde tais métodos são trabalhados na escola.
Agradeço o apoio da UFOPA, por meio da PROPPIT, para que eu pudesse participar deste momento histórico da SBM, do PROFMAT e da educação matemática.
Um abraço,
Prof. Hugo Diniz
A primeira palestra do dia, do Prof. José Luiz Rosas Pinho (UFSC), entitulada "Resolvendo problemas de extremos em Geometria Euclidiana por métodos não analíticos: o muito que se pode fazer no ensino básico com um pouco de Geometria", foi muito interessante. Trouxe vários problemas de otimização, com soluções geométricas. É interessante podermos comparar com as soluções que utilizam o Cálculo Diferencial. Várias dos problemas têm relevância histórica, outra importante oportunidade. Assim que o palestrante disponibilizar os slides, postarei aqui.
Logo após, houve duas mesas-redondas. Participei da discussão sobre a formação do professor de Matemática. A Profa. Márcia Fusaro (UFRJ) destacou que gostaria de um dia, assim como os franceses fizeram, poder levar uma delegação internacional para uma visita a uma escola "difícil" de periferia. O Prof. Pedro Malagutti relatou duas visitas a escolas, que segundo ele, lhe tiraram o sono, por conta da dura realidade social que tem fortes implicações em sala de aula. Contribuí perguntando sobre os caminhos para a formação inicial e continuada para os formadores dos professores de Matemática.
Novamente tivemos oportunidade de visitar os pôsteres. Logo após, o Prof. Paulo Cézar Carvalho fez uma apresentação da OBMEP.
Tivemos, à tarde, uma nova rodada dos minicursos. Pude visitar cada um deles e tirar fotos. Confira em nossa página no Facebook.
No fim do dia, foi realizada uma assembléia da SBM, onde foi apresentada uma moção, por parte da presidência, para que a SBM apoie a criação de uma associação dos professores de Matemática, que teria como principal foco a capacitação dos professores. Foi aprovada por aclamação de ampla maioria.
Prof. Hugo Diniz
Após a cerimônia de abertura, com a presença do Reitor da UnB, do Diretor do IMPA (César Camacho), do presidente da SBM (Marcelo Viana), representantes da CAPES e do coordenador nacional do PROFMAT (Hilário Alencar), tivemos uma grande sessão de pôsteres.
O número de pôsteres é impressionante, assim como as várias categorias de autores: professores de universidades, professores recém-formados no PROFMAT, mestrandos, estudantes de cursos de especialização, bolsistas PIBID e professores de escolas básicas.
Fotografei alguns pôsteres que achei interessante. Veja em nossa página do Facebook. Muitos trabalhos sobre Geogebra e sobre experiências do PIBID. Destaco trabalhos envolvendo robótica, o uso de portfólio, planejamento financeiro, geometria fractal, a invenção de uma tábua trigonométrica.
Tive uma excelente surpresa ao me deparar com o pôster "A Etnomatemática aplicada às experiências comerciais na grande área do Mercadão 2000 - Santarém - Pará - Brasil", de autoria de nosso ex-aluno Jhones de Souza Lima da Matemática 2007, sob orientação da Profa. Terezinha Pacheco e Prof. Milton Rosa.
Tão logo cheguei aqui, fui incorporado de certa forma à equipe de suporte. Auxiliei na organização dos pôsteres. Neste instante estou auxiliando no minicurso "Introdução à Matemática Cuneiforme e Oficina de Tabletes". Muito muito interessante. Há um professor de Marabá fazendo a oficina.
Veja a programação do evento em http://simposio.profmat-sbm.org.br, para ver os outros minicursos que estão acontecendo.
Volto mais tarde, com mais informações.
Prof. Hugo Diniz
Observação totalmente inútil: tive que apagar um quadro branco escrito com marcador permanente, durante a oficina. Imagine o trabalho e a minha felicidade. Rsrsrs
Durante a oficina de tabletes com escrita cuneiforme, tive a oportunidade de escrever os números de 1 a 10 e uma tabela de recíprocos (palavra "igi"). Confira as fotos em nossa página no Facebook. A tabela traz as informações:
A última palestra do dia teve o título "Mal ditas frases encontradas em livros didáticos sobre conceito de funções", ministrada pela Profa. Cydara Ripoll da UFRGS. Na oportunidade, a conferencista chama a atenção de que a análise de livros didáticos não está presente nos cursos de formação, no entanto o professor possui responsabilidade na escolha dos livros didáticos utilizados na escola. Apresentou vários exemplos de frases, encontradas em livros didáticos, que trazem confusão aos professores e alunos sobre o conceito de funções.
Esqueci de mencionar nos artigos anteriores de que o presidente da SBM, Prof. Marcelo Viana, anunciou de que já há ideias para um projeto de doutorado ligado ao PROFMAT. Vamos aguardar mais notícias.
Até amanhã,
Prof. Hugo Diniz
Esta foi a primeira atividade do 1º Simpósio Nacional da Formação do Professor da Matemática, que está acontecendo em Brasília, desde hoje (26/09) até domingo (29/09). Com recursos da UFOPA, fui enviado a este simpósio como coordenador acadêmico do PROFMAT/UFOPA.
Seis professores relataram sobre suas experiências durante a capacitação em didática da Matemática que ocorreu no primeiro semestre em Sèvres, França, promovido pela CAPES. O Professor Aroldo Rodrigues, do ICED/UFOPA, participou desta capacitação.
Iniciou-se com um panorama do sistema escolar francês. Possui muitas semelhanças com o nosso sistema. A principal diferença é que o ensino médio não é uniformizado. Os dois últimos anos são opcionais e se subdividem em áreas, permitindo que os alunos escolham conforme suas vocações.
Foram apresentados os conteúdos de cada ano do ensino básico. Aqui temos muitas diferenças. Temas como matrizes, sistemas lineares, equações biquadradas, radiciação e polinômios não são aprofundados. A utilização de calculadoras científicas e o cálculo mental são incentivados. Um grande foco em geometria e estatística.
Foram apresentados alguns exemplos de atividades em estatística e geometria.
Mais tarde, volto com mais informações do Simpósio.
Confira fotos em nossa página no Facebook.
Bom dia,
Prof. Hugo Diniz