Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.
David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900 (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).
Prof. Mafra apresentou um de seus trabalhos na terça. Amanhã apresentará o segundo. Hoje é o dia do workshop que estou responsável.
A primeira palestra geral do dia foi a do Prof. B. Kaur, entitulada "Estudos de aulas de Matemática - múltiplas janelas e perpectivas". Logo após tivemos mais de 14 palestras simultâneas. Escolhi participar da palestra da Profa. F. Chellougui, entitulada "Uso do formalismo do Cálculo pelos estudantes no primero ano de Universidade".
Mais tarde tivemos mais 9 comunicações orais no Grupo de Trabalho 43. Logo após coordenei o workshop "Utilizando LISP como uma ferramenta de experimentação matemática".
Temos ainda mais dois dias de evento. Então nos vemos amanhã.
Prof. Hugo Diniz
O dia iniciou com mais uma brilhante palestra. Professor Günter Ziegler falou sobre "O que é Matemática? E por que devemos perguntar, onde podemos experimentar ou aprender isto, e quem pode ensinar". Uma belíssima apresentação sobre o que é Matemática por meio de imagens, estórias e histórias.
Tive a oportunidade de assistir à apresentação da professora israelense Ronnie Karsenty sobre o desenvolvimento profissional docente por meio da análise de vídeo de aulas.
O mais importante evento internacional de Educação Matemática, que acontece de 4 em 4 anos, começou sua 13ª edição nesta segunda, 25. Acontece em Hamburgo, Alemanha. Prof. Ricardo Mafra, atual diretor do Programa de Exatas, e eu estamos representando a UFOPA no evento.
Pela manhã tivemos a abertura do evento. A coordenadora do evento, Profa. Gabriele Kaiser, deu-nos as boas-vindas. Um momento importante foi quando todos os participantes, mais de 3 mil, levantaram-se e aplaudiram em solidariedade aos pesquisadores turcos que não puderam chegar até o evento, por conta dos últimos acontecimentos em seu país.
O dia iniciou já com seu ponto alto: uma inspiradora palestra do Prof. Bill Barton, ex-presidente da International Comission on Mathematical Instruction (ICMI). É a terceira vez que tenho oportunidade de assistir a uma de suas palestras. O título de sua palestra foi "Matemática, Educação e Cultura: um imperativo moral contemporâneo". Barton falou sobre estratégias para alcançar os objetivos propostos pro Ubiratan D'Ambrósio em seu Programa de Etnomatemática.
Este foi o último dia de um evento muito intenso. Infelizmente não podemos participar de todas as atividades de nosso interesse, por conta de muitas acontecerem no mesmo horário.
Foi extremamente positivo para a equipe LAPMAT participar deste evento. Hoje apresentamos os últimos trabalhos.
Ler mais... Encontro Nacional de Educação Matemática 2016 - Terceiro Dia