Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.
David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900 (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).
Um dia marcado novamente pelos minicursos. Participei do minicurso sobre Mapas Conceituais no CmapTools. Para aproveitar o tempo e o treinamento, preparei uma mapa para o PIBID-UFOPA para o segundo semestre.
Vou ficar devendo fotos e um maior detalhamento deste dia.
Vários membros de nossa equipe apresentaram seus trabalhos hoje.
Aproveitamos o fim da tarde para irmos ao MASP com a equipe. Maravilhosa experiência.
Até amanhã,
Prof. Hugo Diniz
Obs: minha participação no evento foi com recursos próprios.
Começaram os trabalhos no XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM 2016. O evento ocorre de 13 a 16 de julho de 2016 na Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo - SP.
Uma equipe de 3 professores e 13 alunos representam a UFOPA no Encontro, com um total de 10 trabalhos aprovados. O LAPMAT, que montou uma caravana com 14 membros de sua equipe, liderou o movimento #rumoaoenem para levantar recursos para a viagem.
Ler mais... Encontro Nacional de Educação Matemática 2016 - Primeiro Dia
No período de 21 à 25 de outubro ocorre na UFOPA a II Jornada Acadêmica com o tema: Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão na Amazônia. O LAPMAT se faz presente através dos seguintes trabalhos:
- Uma experiência no ensino de geometria com Geogebra e Tangram. Autores: Alzenira da Silva Leão, Maria Edinara Antunes Maia e Hugo Alex Diniz; Pôster.
- Aritmética no cotidiano: Formas de integralizar conceitos reais e situações do dia-a-dia. Autor: Wellington Davi dos Santos Lima. Comunicação oral.
Na comunicação oral os avaliadores destacaram a importância dos trabalhos de extensão e parabenizaram o Lapmat pelo Clube de Matemática.
Parabéns pelas apresentações!
O LAPMAT – Laboratório de Aplicações Matemáticas – realizou nessa quinta-feira dia 16/04/15 uma oficina de capacitação interna intitulada “O uso do software Geogebra no ensino de matemática”. A atividade foi conduzida pelo Prof. Aroldo Rodrigues, um dos coordenadores do LAPMAT, e contou com a participação dos bolsistas e voluntários daquele programa. Segundo o Prof. Aroldo, o objetivo era “dar uma visão geral do programa de tal forma que nossos futuros professores, além de conhecer os comandos e ferramentas do software, pudessem transformar esses conhecimentos em estratégias de ensino para aplicação direta em sala de aula”.
Como consta no tutorial do Geogebra, o programa permite realizar construções geométricas com a utilização de pontos, retas, segmentos de reta, polígonos etc. Além disso, reúne as ferramentas tradicionais de geometria com outras mais adequadas à álgebra e ao cálculo. Isto tem a vantagem didática de representar, ao mesmo tempo e em um único ambiente visual, as características geométricas e algébricas de um mesmo objeto.
Para não interferir nas aulas regulares dos participantes, quase que em toda sua totalidade graduandos do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, a oficina foi ministrada pela manhã, das 8:30 as 11:00 horas, e pela parte da tarde, das 14:30 as 17:00 horas. Dentre os temas abordados, as propriedades do triângulo e o cálculo do número irracional “pi” tiveram destaque especial em atividades elaboradas pelos próprios coordenadores do laboratório. Para Alzenira Leão, uma das bolsistas PIBID, “é importante podermos confirmar com o uso do Geogebra propriedades geométricas que estamos acostumados obter somente usando papel e caneta” disse a graduanda após a oficina. O Prof. Hugo Diniz, coordenador do LAPMAT, afirmou que “esse tipo de capacitação será mais constante durante este ano e também será parte integrante das várias ações desenvolvidas dentro do programa”. Disse ainda que é objetivo do laboratório formar multiplicadores e levar parte dessas capacitações para dentro dos Clubes de Matemática, outra ação do LAPMAT desenvolvida no âmbito da Educação Básica e em escolas públicas.
Com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão - PROCCE da UFOPA, por meio dos Programas "Clubes de Matemática" e "Mídias Eletrônicas: Ensino e Inclusão", com recursos do PROEXT/MEC, eu e um grupo de 3 estudantes de Matemática estamos participando do VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - CIEM, em Canoas - RS, no período de 16 a 18 de outubro.
Não tem como não se impressionar com a infraestrutura física da ULBRA, que está sediando o evento. Particularmente, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM, que está coordenando o evento. Ficamos impressionados com o campus, seus prédios, as salas de aulas, auditórios, salas de estudo e gabinetes de professores.