Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

Simpósio PROFMAT - Segundo Dia

A primeira palestra do dia, do Prof. José Luiz Rosas Pinho (UFSC), entitulada "Resolvendo problemas de extremos em Geometria Euclidiana por métodos não analíticos: o muito que se pode fazer no ensino básico com um pouco de Geometria", foi muito interessante. Trouxe vários problemas de otimização, com soluções geométricas. É interessante podermos comparar com as soluções que utilizam o Cálculo Diferencial. Várias dos problemas têm relevância histórica, outra importante oportunidade. Assim que o palestrante disponibilizar os slides, postarei aqui.

Logo após, houve duas mesas-redondas. Participei da discussão sobre a formação do professor de Matemática. A Profa. Márcia Fusaro (UFRJ) destacou que gostaria de um dia, assim como os franceses fizeram, poder levar uma delegação internacional para uma visita a uma escola "difícil" de periferia. O Prof. Pedro Malagutti relatou duas visitas a escolas, que segundo ele, lhe tiraram o sono, por conta da dura realidade social que tem fortes implicações em sala de aula. Contribuí perguntando sobre os caminhos para a formação inicial e continuada para os formadores dos professores de Matemática.

Novamente tivemos oportunidade de visitar os pôsteres. Logo após, o Prof. Paulo Cézar Carvalho fez uma apresentação da OBMEP.

Tivemos, à tarde, uma nova rodada dos minicursos. Pude visitar cada um deles e tirar fotos. Confira em nossa página no Facebook.

No fim do dia, foi realizada uma assembléia da SBM, onde foi apresentada uma moção, por parte da presidência, para que a SBM apoie a criação de uma associação dos professores de Matemática, que teria como principal foco a capacitação dos professores. Foi aprovada por aclamação de ampla maioria.

Prof. Hugo Diniz