Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.
David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900 (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).
Com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão - PROCCE da UFOPA, por meio dos Programas "Clubes de Matemática" e "Mídias Eletrônicas: Ensino e Inclusão", com recursos do PROEXT/MEC, eu e um grupo de 3 estudantes de Matemática estamos participando do VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - CIEM, em Canoas - RS, no período de 16 a 18 de outubro.
Não tem como não se impressionar com a infraestrutura física da ULBRA, que está sediando o evento. Particularmente, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM, que está coordenando o evento. Ficamos impressionados com o campus, seus prédios, as salas de aulas, auditórios, salas de estudo e gabinetes de professores.
O evento está muito bem organizado, contando com cerca de 1000 inscritos. No primeiro dia, houve 30 minicursos simultaneamente, a cerimônia de abertura e um painel de abertura. Na cerimônia de abertura, a Profª. Cláudia Groenwald, coordenador do evento, destacou sua surpresa com o grande número de trabalhos e de inscrições. Havia uma expectativa de que o evento seria menor do que nos últimos anos, por conta da realização de grandes eventos sobre Educação Matemática, acontecidos em datas próximas: o XI Encontro Nacional de Educação Matemática (em julho, Curitiba) e o VII Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática (em setembro, Montevidéu - Uruguai, no qual o LAPMAT esteve presente). Outro ponto destacado, foi a grande participação de trabalhos de bolsistas PIBID.
No painel de abertura, entitulado " Educação Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação: novos desafios e novas possibilidades", os Professores Lorenzo Moreno Ruiz (Universidade de La Laguna - Espanha) e Arthur Powell (Rutgers University - EUA) falaram sobre a parceria de suas universidades com a ULBRA, e apresentaram seus projetos Tutorial Inteligente, SIENA, E-Mat e Virtual Math Team - VMT. Foi muito interessante ver os avanços deste último projeto, que envolve o desenvolvimento de uma ferramenta virtual de aprendizagem colaborativa. Tive a oportunidade de conhecer o projeto no último ICME em 2012.
Os trabalhos que serão apresentados por nossa equipe são:
Em breve, postaremos os trabalhos na seção "Trabalhos". Confira as fotos na página do LAPMAT no Facebook.
Até amanhã,
Prof. Hugo Diniz