Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

VI CIEM - Primeiro Dia

Com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão - PROCCE da UFOPA, por meio dos Programas "Clubes de Matemática" e "Mídias Eletrônicas: Ensino e Inclusão", com recursos do PROEXT/MEC, eu e um grupo de 3 estudantes de Matemática estamos participando do VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - CIEM, em Canoas - RS, no período de 16 a 18 de outubro.

Não tem como não se impressionar com a infraestrutura física da ULBRA, que está sediando o evento. Particularmente, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIM, que está coordenando o evento. Ficamos impressionados com o campus, seus prédios, as salas de aulas, auditórios, salas de estudo e gabinetes de professores.

O evento está muito bem organizado, contando com cerca de 1000 inscritos. No primeiro dia, houve 30 minicursos simultaneamente, a cerimônia de abertura e um painel de abertura. Na cerimônia de abertura, a Profª. Cláudia Groenwald, coordenador do evento, destacou sua surpresa com o grande número de trabalhos e de inscrições. Havia uma expectativa de que o evento seria menor do que nos últimos anos, por conta da realização de grandes eventos sobre Educação Matemática, acontecidos em datas próximas: o XI Encontro Nacional de Educação Matemática (em julho, Curitiba) e o VII Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática (em setembro, Montevidéu - Uruguai, no qual o LAPMAT esteve presente). Outro ponto destacado, foi a grande participação de trabalhos de bolsistas PIBID.

No painel de abertura, entitulado " Educação Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação: novos desafios e novas possibilidades", os Professores Lorenzo Moreno Ruiz (Universidade de La Laguna - Espanha) e Arthur Powell (Rutgers University - EUA) falaram sobre a parceria de suas universidades com a ULBRA, e apresentaram seus projetos Tutorial Inteligente, SIENA, E-Mat e Virtual Math Team - VMT. Foi muito interessante ver os avanços deste último projeto, que envolve o desenvolvimento de uma ferramenta virtual de aprendizagem colaborativa. Tive a oportunidade de conhecer o projeto no último ICME em 2012.

Os trabalhos que serão apresentados por nossa equipe são:

  • Atividades no Maxima para o ensino de Cálculo (Comunicação Oral) - Hugo Diniz e Cristina Vaz (UFPA);
  • Discalculia: dificuldade de aprendizagem matemática (Pôster) - Raquel Andrade, Mara Souza, Samira Mafra e Aldenize Xavier;
  • Cuisenaire: recurso didático para crianças com necessidades especiais (Pôster) - Mara Souza, Raquel Andrade, Samira Mafra e Aldenize Xavier;
  • O uso do xadrez como auxílio na aprendizagem matemática (Pôster) - Samira Mafra, Raquel Andrade, Mara Souza, Enoque Alves e Aldenize Xavier;
  • Scratch como ferramenta de auxílio para professores de Matemática do Ensino Médio (Pôster) - Samira Mafra, Mara Souza, Raquel Andrade, Enoque Alves e Aldenize Xavier;
  • Laboratório de Aplicações Matemáticas: treinamento de monitores do Programa Mais Educação (Pôster) - Raquel Andrade, Mara Souza, Samira Mafra, Aldenize Xavier e Hugo Diniz.

Em breve, postaremos os trabalhos na seção "Trabalhos". Confira as fotos na página do LAPMAT no Facebook.

Até amanhã,

Prof. Hugo Diniz