Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

Simpósio PROFMAT - Pôsteres e Minicursos

Após a cerimônia de abertura, com a presença do Reitor da UnB, do Diretor do IMPA (César Camacho), do presidente da SBM (Marcelo Viana), representantes da CAPES e do coordenador nacional do PROFMAT (Hilário Alencar), tivemos uma grande sessão de pôsteres.

O número de pôsteres é impressionante, assim como as várias categorias de autores: professores de universidades, professores recém-formados no PROFMAT, mestrandos, estudantes de cursos de especialização, bolsistas PIBID e professores de escolas básicas.

Fotografei alguns pôsteres que achei interessante. Veja em nossa página do Facebook. Muitos trabalhos sobre Geogebra e sobre experiências do PIBID. Destaco trabalhos envolvendo robótica, o uso de portfólio, planejamento financeiro, geometria fractal, a invenção de uma tábua trigonométrica.

Tive uma excelente surpresa ao me deparar com o pôster "A Etnomatemática aplicada às experiências comerciais na grande área do Mercadão 2000 - Santarém - Pará - Brasil", de autoria de nosso ex-aluno Jhones de Souza Lima da Matemática 2007, sob orientação da Profa. Terezinha Pacheco e Prof. Milton Rosa.

Tão logo cheguei aqui, fui incorporado de certa forma à equipe de suporte. Auxiliei na organização dos pôsteres. Neste instante estou auxiliando no minicurso "Introdução à Matemática Cuneiforme e Oficina de Tabletes". Muito muito interessante. Há um professor de Marabá fazendo a oficina.

Veja a programação do evento em http://simposio.profmat-sbm.org.br, para ver os outros minicursos que estão acontecendo.

Volto mais tarde, com mais informações.

Prof. Hugo Diniz

Observação totalmente inútil: tive que apagar um quadro branco escrito com marcador permanente, durante a oficina. Imagine o trabalho e a minha felicidade. Rsrsrs