Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

Simpósio PROFMAT - Relato de Capacitação na França

Esta foi a primeira atividade do 1º Simpósio Nacional da Formação do Professor da Matemática, que está acontecendo em Brasília, desde hoje (26/09) até domingo (29/09). Com recursos da UFOPA, fui enviado a este simpósio como coordenador acadêmico do PROFMAT/UFOPA.

Seis professores relataram sobre suas experiências durante a capacitação em didática da Matemática que ocorreu no primeiro semestre em Sèvres, França, promovido pela CAPES. O Professor Aroldo Rodrigues, do ICED/UFOPA, participou desta capacitação.

Iniciou-se com um panorama do sistema escolar francês. Possui muitas semelhanças com o nosso sistema. A principal diferença é que o ensino médio não é uniformizado. Os dois últimos anos são opcionais e se subdividem em áreas, permitindo que os alunos escolham conforme suas vocações.

Foram apresentados os conteúdos de cada ano do ensino básico. Aqui temos muitas diferenças. Temas como matrizes, sistemas lineares, equações biquadradas, radiciação e polinômios não são aprofundados. A utilização de calculadoras científicas e o cálculo mental são incentivados. Um grande foco em geometria e estatística.

Foram apresentados alguns exemplos de atividades em estatística e geometria.

Mais tarde, volto com mais informações do Simpósio.

Confira fotos em nossa página no Facebook.

Bom dia,

Prof. Hugo Diniz