Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

Notícias

Defesa de Tese de Doutorado

No dia 30/10, em Belém, a Professora Doutora Aldenize Xavier, umas das coordenadoras do LAPMAT, defendeu sua tese de doutorado, entitulada "Caracterização de Fraturas em Imagens de Amplitude Acústica Utilizando Morfologia Matemática". Segue o resumo de sua tese:

As análises de fraturas na caracterização de reservatórios carbonáticos são de particular interesse, uma vez que as fraturas constituem o mais importante ambiente de armazenamento e produção de hidrocarbonetos nesses reservatórios. Particularmente, no Brasil cresce o interesse na caracterização dos reservatórios carbonáticos, com as recentes descobertas do pré-sal. As ferramentas de imageamento acústico fornecem informações valiosas sobre a amplitude das ondas refletida na parede do poço que, podem ser interpretadas de modo a possibilitar a caracterização das fraturas presentes. No entanto, surgem alguns problemas em função da natureza qualitativa da interpretação destas imagens, que são, basicamente, realizadas com a utilização da visão e da experiência do intérprete. Este trabalho apresenta uma metodologia para a realização da análise de fraturas nas imagens acústicas que pode ser dividida em três fases. Na primeira é apresentado o modelamento das imagens, que permite inferir o comportamento das fraturas nos diversos ambientes geológicos. Na segunda etapa é utilizada a morfologia matemática, que atua na forma de um detector de borda e realiza a identificação das fraturas na imagem acústica. A última etapa trata com a extração dos atributos geométricos ou da determinação da atitude das fraturas com a adoção de um polinômio interpolador de 4º grau segundo o critério dos mínimos quadrados. A avaliação desta metodologia é realizada com imagens geradas pelo modelo apresentado que corrobora a caracterização das fraturas realizadas em imagens reais.


Entrevista com Fernando Codá

Uma entrevista, muito interessante e motivadora, com Fernando Codá, um dos mais proeminentes matemáticos brasileiros da atualidade, foi destaque em um jornal de Alagoas, sua terra natal.

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=158709

 

Série de vídeos sobre Matemática

A série de vídeos "Isto é Matemática", apresentada pelo professor Rogério Martins e promovida pela Sociedade Portuguesa de Matemática, foi premiada com uma homenagem especial na 19a. Mostra Internacional de Ciência na TV - VerCiência 2013, que ocorreu de 21 de outubro a 3 de novembro de 2013, no Rio de Janeiro.

O "Isto é Matemática" pretende de uma forma simples e realista apresentar a forma como a Matemática nos rodeia em grande parte da nossa vida.

A série está disponível on-line.

http://www.youtube.com/user/istoematematica

 

Programas de Verão

Seguem os endereços de alguns programas de verão, que são boas opções para as férias de começo do ano! Fiquem atentos aos prazos de inscrição.

UFCG - http://www.dme.ufcg.edu.br/verao2014/index.html

UFScar - http://www.dm.ufscar.br/ppgm/index.php/br/verao.html

UnB - http://www.mat.unb.br/verao/

 

Feira de Ciências e Seminário PIBID

Nos dia 12 de novembro, no Salão Pérola do Campus Amazônia , ocorre a Feira de Ciências do PIBID/UFOPA, com mostras de atividades e oficinas de Matemática, Fisica, Química, Biologia, Geografia, Português e Inglês.

Nos dias 13 e 14 de novembro, no Campus Rondon, ocorre o Seminário de Iniciação à Docência de Ciências e Matemática, com o tema "Formação Inicial de Professores de Ciências e a Articulação Universidade Escola".

Para mais informações: CPADC/UFOPA - 2101-3609.