Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

Editais e Publicações

Editais

PIBIC/2011

  • Estudo qualitativo e numérico de equações diferenciais
  • Binarização automática de imagens RGB utilizando lógica fuzzy.
  • Influência dos diferentes modelos de elemento estruturante no processamento de imagens digitais.

 PIBID/2011

  • Teoria, Prática e Avaliação no Ensino da Matemática

 Proext/MEC - 2011

  • Mídias Eletrônicas: Ensino e Inclusão

 Pibex/UFOPA - 2011

  • Atividades Complementares para o Ensino da Matemática
  • Economia

 Proext/MEC - 2010

  • Clubes de Matemática


X WPDE - Workshop on Partial Differential Equations and Applications - setembro 2011 - resumo

Uniqueness of positive solutions of a semilinear elliptic problem on bounded non-symmetric domains.
DINIZ, H. A.


XII CISBGF - Congresso Internacional da SBGf - agosto 2011 - texto completo

Fraturas em Perfis Geofísico de Poço: Uma análise através da Morfologia Matemática e Transformada de Hough.
SANTOS, N. R.; RUELA, Aldenize. GUERRA, C. E.  ANDRADE, A.

Estudo das Propriedades Petrofísicas das Rochas utilizando Morfologia Matemática Binária em lâminas petrográficas.
RUELA, Aldenize. SANTOS, N. R.; GUERRA, C. E.  ANDRADE, A.

Watershed  threshold and gray level morfology applied to object detecting in remote sensing and petrographics images.
GUERRA, C. A.; RUELA, Aldenize.; ANDRADE, A.


XX EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - agosto de 2011 - texto completo

Ensinando geometria plana contextualizada com o cotidiano dos alunos. (pôster)
CASTRO, E. A.; CARNEIRO, D.F.; RUELA, Aldenize; DINIZ, H.A.

O jogo contig 60®: aplicação para o ensino de expressões numéricas.
SOUSA, B. M. ; RIBEIRO, Gleicy ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.

Os jogos como metodologia no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
REIS, M. C. P. ; ALMEIDA, L. C. P. ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.

O uso do jogo de xadrez como ferramenta pedagógica para o ensino de Matemática.
MOTA, B. T; CARVALHO, J. S. PONTE, L.

O uso do tangram no ensino da Matemática.
AGUIAR, T. N. R. ; SANTOS, L. A. S. ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.

Sobre a criação de clubes de matemática em escolas públicas.
RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.

Uma proposta de ensino da matemática utilizando uma linguagem de programação.
DINIZ, H. A.; LIMA, L.; RODRIGUES, R.


VII Seminário de Jogos Eletrônicos Educação e Comunicação - julho 2011 - texto completo

Criação de Jogos educativos e atividades interativas pelo professor através do Power Point.
LIMA, Ivanildo.


I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOPA - junho 2011 - resumo

Aplicação do jogo Contig 60 no ensino de sentenças numéricas.
SOUSA, B. M. ; RIBEIRO, Gleicy ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.

Criação de jogos educativos e atividades interativas pelo professor através do Powerpoint.
LIMA, Ivanildo ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.

Ensinando geometria plana contextualizada com o cotidiano dos alunos.
CARNEIRO, D. F. ; CASTRO, E. A. ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.

Morfologia Matemática Aplicada ao Processamento de Imagens de Perfis de Poço.
SANTOS, Nayara ; RUELA, Aldenize.

Os jogos como metodologia no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
REIS, M. C. P. ; ALMEIDA, L. C. P. ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.

O uso do jogo de xadrez como ferramenta pedagógica para o ensino de Matemática.
BARROSO, A.; MOTA, B.; CARVALHO, J. S.

O uso do tangram no ensino da Matemática.
AGUIAR, T. N. R. ; SANTOS, L. A. S. ; RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.

Sobre a criação de clubes de matemática em escolas públicas.
RUELA, Aldenize ; DINIZ, H. A.

 

IV ENAMA - Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações - novembro 2010 - resumo expandido

Uniqueness of Positive Radial Solutions of Semilinear Elliptic Equations.
DINIZ, H. A. ; SOUTO, M. A. S.


I Colóquio de Matemática - Região Norte - setembro 2010 - texto completo

Abordando Geometria através de Software Traçador de Raios.
DINIZ, H.A.

Equipe LAPMAT

O Grupo de Pesquisa Aplicações Matemáticas faz parte do diretório de grupos de pesquisa do CNPq. Está vinculado ao Programa de Ciências Exatas do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará.


EQUIPE ATUAL

Líderes do Grupo

Hugo Alex Diniz 
Doutor em Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Aroldo Eduardo Athias Rodrigues 
Mestre em Ensino de Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Hamilton Cunha de Carvalho 
Mestre em Educação de Ciências e Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Pesquisadores

Josicleusio Rocha de Freitas 
Especialista em Ensino de Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Rudinei Alves dos Santos 
Mestre em Ensino de Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Bolsistas de Monitoria

Lissa Nareli dos Reis Portela

Bolsistas de Ensino

Alzenira da Silva Leão

Antonio Cerino Dias Ferreira

Brenda Larissa Ruela Santos

Eduardo Giordano Fernandes da Silva

Gecinara Almeida Godinho

Jailza Sousa de Castro

Juliane Conceição de Meireles

Larissa Ranyelly Branquinho Pereira

Maria Edinara Antunes Maia

Ramon dos Santos Pereira

Sandy Ribeiro Oliveira

Sara Caroline da Costa Lopes

Tamilson Jorge de Castro Filho

Wandreson Ramon Lopes da Conceição


EQUIPE 2014 - 2015

Líderes do Grupo

Hugo Alex Diniz 
Doutor em Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Aroldo Eduardo Athias Rodrigues 
Mestre em Ensino de Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Hamilton Cunha de Carvalho 
Mestre em Educação de Ciências e Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Angélica Francisca de Araújo 
Mestre em Economia Empresarial
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Pesquisadores

Renata Repolho dos Santos 
Especialista em Fundamentos da Matemática Elementar
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Rudinei Alves dos Santos 
Mestre em Ensino de Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Bolsistas de Extensão

Andressa Kelly Silva de Jesus

Aline Raíssa Mota da Silva

Andrew Lucca Pantoja de Souza

Antonio Cerino Dias Ferreira

Daniel Felipe Nogueira Pontes

Eduardo Giordano Fernandes da Silva

Elias Sousa Leitão

Fabiane Miranda da Silva

Fernanda de Paiva Araújo

Francisco Flávio Vieira de Assis

Gilmar José dos Santos Júnior

Jailson Sousa de Castro

Jailza Sousa de Castro

Luana Gabriela Moreira Lopes

Madson Mendes Rodrigues

Maik Fabrício da Silva

Mateus Gama de Almeida

Nayara Ramires Mota de Sousa

Rayana Gabriela Silva de Araújo

Ronilson Anewsu Wai Wai

Bolsistas de Ensino

Aliene Frota Pereira

Alzenira da Silva Leão

Antonio Cerino Dias Ferreira

Brenda Larissa Ruela Santos

Daniel Felipe Nogueira Pontes

Douglas Sawaki Oliveira

Eduardo Giordano Fernandes da Silva

Ena Rafaela Parente de Ameida

Fabrícia Pinho Aragão

Fernando Cardoso

Gecinara Almeida Godinho

Jailza Sousa de Castro

Lissa Nareli dos Reis Portela

Luana Gabriela Moreira Lopes

Maria Edinara Antunes Maia

Priscila Daiane Machado Santos

Sara Caroline da Costa Lopes

Wellington Davi dos Santos Lima


EQUIPE 2010 - 2013

Lideres do Grupo
Hugo Alex Diniz
Doutor em Matemática
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Aldenize Ruela Xavier
Mestre em Geofísica
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Pesquisadores

Zilda Santos
Mestre em Economia
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Albanira Diana Corrêa de Sena
Licenciada em Matemática

Andrei Alan Silva Borges
Licenciada em Matemática

Juliana da Ponte Santos
Especialista em Matemática e Especialista em Gestão Escolar

Maria Rosimar Monteiro da Silva
Licenciada em Ciências Biológicas

Bolsistas de Pesquisa

Ubiraelson de Lima Ruela
Equações Diferenciais

Bolsistas de Extensão

Abigail Pinto do Carmo

Alex Bruno Cota Silva

Alzenira da Silva Leão

Andressa Kelly Silva de Jesus

Augusto Garcia Viana

Benara Modesto de Sousa

Brenda Larissa Ruela Santos

Emy Silvane Teixeira e Silva

Fabiane Miranda da Silva

Francisco Flávio Vieira de Assis

Gleidson Vilhena da Silva

Jailson Sousa de Castro

João Allan F. Bandeira

Jocinei Martins dos Anjos

Maria Cláudia Pereira dos Reis

Nayara Rebêlo dos Santos

Nacife Sousa da Silva

Raquel de Jesus Andrade

Robson Franklin Costa Marciel

Wilde Raniely Xavier Rebelo


Projeto Clubes de Matemática

Bolsistas de Ensino

Doel Costa Lopes

Douglas Sawaki Oliveira

Fabrícia Pinho Aragão

Geiza Silva Rocha

Gleicy Lima Ribeiro

Grace Kelly Godinho Guimarães

Janaina Imbiriba da Costa

Jéssica Simone Dos Santos Lopes

Joseane Clara Silva de Souza

Josivane da Silva Carvalho

Kelle de Cássia Rodrigues Menezes

Lais Amanda de Santana Santos

Lissa Nareli dos Reis Portela

Luan Jorge Rufino

Marcela Vieira Corrêa

Messias Viana Branches

Nayara Ramires Mota de Sousa

Paulo Augusto Souza Pimentel

Raíssa Leite de Oliveira

Rodrigo Martins da Silva

Tayna Nadjanara Rodrigues de Aguiar

Calculadoras Financeiras

Empréstimos - Versão Simples (clique aqui)

  • Cálculo de Taxa, Parcela, IOF e CET.
  • IOF calculado pelo método de amortização decrescente.
  • Os itens Parcela e Juros Acumulados foram calculados considerando-se uma aplicação com rendimento real de 3% ao ano (que foi obtido por alguns investimentos em 2011).


Empréstimos - Versão Avançada (clique aqui)

  • Cálculo de Parcela e IOF.
  • Trabalha com taxa diária, mensal ou anual, efetiva ou nominal.
  • Permite escolher o método de capitalização.
  • Permite escolher o método de cálculo do IOF.


Pesquisa de Cotações

Pesquisa - Cotações (clique aqui)

  • Pesquisa na base de dados as cotações mais recentes, realizadas no Projeto Economia;
  • A pesquisa mostra os preços encontrados na data e hora indicadas, proporcionalmente alterados para a medida utilizada em cada produto;
  • Os preços NÂO são atualizados em tempo real. Não há garantia que os preços praticados nos estabelecimentos no dia de hoje sejam os mesmos;
  • Os preços são coletados diretamente pelos pesquisadores, utilizando os meios que os consumidores geralmente obtêm os preços em cada estabelecimento;
  • NÂO possuímos acordo comercial com nenhum dos estabelecimentos pesquisados;
  • NÂO estamos indicando os estabelecimentos pesquisados;
  • NÂO nos responsabilizamos por qualquer conclusão ou inferência retirada a partir de pesquisas aqui realizadas.
  • A equipe do Projeto Economia reserva-se o direito de estabelecer os critérios de escolha dos estabelecimentos a serem pesquisados.

ENEM 2012

O MEC divulgou as notas por escola do ENEM 2012. Apenas as escolas que tiveram no mínimo 50% de seus estudantes concluintes do Ensino Médio Regular participando de todas as provas tiveram suas notas divulgadas. É importante que os gestores escolares, pais, professores, alunos e a própria universidade olhem com atenção para estes dados.

Mesmo que este não seja o melhor mecanismo de avaliação da qualidade do ensino que nossas escolas estão oferecendo, é um dos poucos parâmetros que temos em mãos para avaliar os problemas e apontar possíveis soluções para o ensino em nosso país. Sendo assim, destaco alguns pontos que considero relevantes.

A Região Norte não possui nenhuma escola entre as 30 mais bem colocadas do país (http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/11/27/objetivo-integrado-fica-em-1-lugar-apos-reexame-de-nota-do-enem-2012.htm), e pior ainda, o estado do Pará possui escolas com média abaixo de 300 (http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2013/11/26/no-norte-piores-nao-alcancam-400-pontos-no-enem-2012.htm). Em Santarém 17 escolas tiveram suas médias divulgadas. Destas, cinco são particulares e representam as cinco melhores médias* do Município (Colégio Dom Amando 581,79; Colégio Santa Clara 557,47; Cristo Salvador 554,67; Colégio Batista de Santarém 541,24 e Colégio Tapajós 520,90). Mesmo entre essas escolas, a Média geral não chega a 600, pode-se dizer que o melhor ensino médio que estamos dando aos nossos alunos não passa de regular. Olhando para as escola públicas o problema torna-se ainda mais gritante. As 4 escolas mais bem colocadas (São Francisco 518,14, Rio Tapajós 454,13; Madre Imaculada 452,58 e Pedro Álvares Cabral 452,03) não atingem, sequer, o regular. As escolas conveniadas possuem desempenho intermediário (São Raimundo Nonato 503,96 e São José 479,85).

Os resultados mostram a distância entre as escolas estaduais e particulares, e isso, não ocorre só em Santarém, das 100 melhores médias do país, apenas uma é da rede pública (http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2013/11/26/no-norte-piores-nao-alcancam-400-pontos-no-enem-2012.htm). No Pará, a maior média entre as escolas públicas foi da Escola São Francisco em Santarém.

Governo, pais, professores e universidade ... precisamos pensar educação.

Quem é Prof. Afonso ?

Era apenas um outro voo qualquer. Estava com papéis na mão,  cheios de cálculos. Estava absorto no Problema 458 do Projeto Euler (http://projecteuler.net/problem=458). Este projeto merece um artigo em momomento oportuno. 

Quando, de repente, uma pessoa, que está na mesma fileira que eu, diz: "Esta é sua leitura de bordo ?". Explico que sou um matemático. Durante a conversa, três pontos me fizeram querer escrever sobre o momento.

Primeiro, veio a importante pergunta: "Para que serve o que você estuda?". Independente da discussão sobre a Matemática como ferramenta e o seu ensino de modo utilitarista, não podemos negar que esta pergunta está constantemente na cabeça dos nossos alunos. E precisamos estar preparados para responder.

Segundo e mais importante, a pessoa gostava de Matemática! E o motivo? O Professor Afonso. Ela disse que gostaria de reencontrá-lo para dar um a abraço em seu professor do Ensino Fundamental. Eu pensei que eu gostaria de ser um Prof. Afonso. Na verdade,  quero mais. Quero contribuir na formação de Afonsos.

E por último,  fui informado por este crítico de cinema,  que encontrei num voo, e nunca mais verei, que ele odeia "log". Imediatamente pensei se existe algum motivo para algum aluno gostar de logaritmos.

Escrevi para te agradecer Prof. Afonso, esteja onde estiver, seja quem for. Sei que não foi você que ensinou logaritmos para este aluno.

Mais artigos...

  1. Que venha 2015!

Pág. 1 de 2

Projetos

Criação de Clubes de Matemática em Escolas Públicas de Ensino Fundamental e Médio de Santarém-PA.

O Projeto Economia tem por objetivo fornecer informações sobre Finanças, no intuito de auxiliar aos cidadãos, usuários do site LAPMAT, em suas tomadas de decisão financeira.

Links