Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.
David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900 (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).
Na dia 22 de novembro de 2011, ocorreu o treinamento para os monitores da Escola Pedro Álvares Cabral, com a Professora Aldenize Xavier, dentro do Projeto Clubes de Matemática. Neste dia, os monitores aprenderam a montar os computadores corretamente. Para muitos, esse foi o primeiro contato com a montagem de um computador.
Visando a inclusão digital, foi lançada a atividade de criação de blogs, onde cada monitor ficou responsável de criar seu próprio blog. Como poucos tinham acesso à internet, foi necessária a ajuda das colaboradoras do Projeto Clubes, Grace Kelly e Janaína Imbiriba, para a criação dos blogs.
Muitos já fizeram postagem em seus blogs, contando como foi a aula e o quanto gostaram das atividades realizadas. Modestamente, tivemos muitos elogios, e expectativas para a próxima aula.
Se você faz parte do Projeto Clubes de Matemática e ficou curioso para participar deste treinamento, procure seu monitor e se inscreva o mais rápido possível. Espero você aos sábados no LAPMAT - UFOPA.
No dia 29 de novembro de 2011, os monitores receberam farda e crachá, para identificação dos mesmos. As bolsistas do Projeto Clubes de Matemática, Ádria Pedroso, Josivane Carvalho, Laís Santos, e Grace Kelly, ajudaram na distribuição dos materiais.
Junto com a coordenadora, Aldenize Xavier, as bolsistas levaram os monitores para conhecer a UFOPA, onde puderam observar os principais prédios, a nova biblioteca do campus Rondon e o auditório do campus Tapajós. Os monitores se mostraram empolgados em conhecer os cursos em que pretendem estudar futuramente, e ficaram bastante curiosos em saber o processo para ingressar na universidade.
Neste sábado, dia 05 de novembro, os monitores foram divididos em três grupos para resolverem questões da Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM. Assim que todos terminaram, um representante de cada equipe ficou encarregado de explicar para a toda a turma a sua questão e qual o seu o método utilizado para chegar na resposta obtida. Durante esse desafio, foi criado e-mail e blogs dos alunos que que não compareceram na primeira reunião.
Os monitores se sentiram desafiados com os problemas da OBM, e começaram a fazer desafios entre si o que deixou o treinamento ainda mais interessante, pois todos estavam envolvidos resolvendo as questões propostas.