Uma teoria matemática não deve ser considerada completa, até que você a tenha deixada tão clara, de modo a poder ser explicada para o primeiro homem que você encontrar na rua.

David Hilbert (1862 - 1943) - Em discurso no Congresso Internacional de Matemática em Paris, 1900  (Bulletin of the American Mathematical Society 8, 1902, tradução nossa).

Treinamento dos Monitores dos Clubes de Matemática

Na dia 22 de novembro de 2011, ocorreu o treinamento para os monitores da Escola Pedro Álvares Cabral, com a Professora Aldenize Xavier, dentro do Projeto Clubes de Matemática. Neste dia, os monitores aprenderam a montar os computadores corretamente. Para muitos, esse foi o primeiro contato com a montagem de um computador.

Visando a inclusão digital, foi lançada a atividade de criação de blogs, onde cada monitor ficou responsável de criar seu próprio blog. Como poucos tinham acesso à internet, foi necessária a ajuda das colaboradoras do Projeto Clubes, Grace Kelly e Janaína Imbiriba, para a criação dos blogs.

Muitos já fizeram postagem em seus blogs, contando como foi a aula e o quanto gostaram das atividades realizadas. Modestamente, tivemos muitos elogios, e expectativas para a próxima aula.

Se você faz parte do Projeto Clubes de Matemática e ficou curioso para participar deste treinamento, procure seu monitor e se inscreva o mais rápido possível. Espero você aos sábados no LAPMAT - UFOPA.

 

No dia 29 de novembro de 2011, os monitores receberam farda e crachá, para identificação dos mesmos. As bolsistas do Projeto Clubes de Matemática, Ádria Pedroso, Josivane Carvalho, Laís Santos, e Grace Kelly, ajudaram na distribuição dos materiais.

Junto com a coordenadora, Aldenize Xavier, as bolsistas levaram os monitores para conhecer a UFOPA, onde puderam observar os principais prédios, a nova biblioteca do campus Rondon e o auditório do campus Tapajós. Os monitores se mostraram empolgados em conhecer os cursos em que pretendem estudar futuramente, e ficaram bastante curiosos em saber o processo para ingressar na universidade.

Neste sábado, dia 05 de novembro, os monitores foram divididos em três grupos para resolverem questões da Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM. Assim que todos terminaram, um representante de cada equipe ficou encarregado de explicar para a toda a turma a sua questão e qual o seu o método utilizado para chegar na resposta obtida. Durante esse desafio, foi criado e-mail e blogs dos alunos que que não compareceram na primeira reunião.

Os monitores se sentiram desafiados com os problemas da OBM, e começaram a fazer desafios entre si o que deixou o treinamento ainda mais interessante, pois todos estavam envolvidos resolvendo as questões propostas.